Certificação
Durante o curso serão feitas avaliações regulares e haverá uma prova final.
Todos os formandos com assiduidade adequada (min. 5/6 da duração total do curso) receberão um certificado, passado pela Qualius, com o aproveitamento obtido no curso.
Aos formandos que obtenham aprovação no exame de certificação, será atribuído o APMG ISO/IEC 20000 Foundation Certificate.
O exame de certificação, sem consulta, consiste em 40 questões de escolha múltipla, a responder em 60 minutos.
A aprovação no exame implica a resposta correcta a 26 das 40 questões (65%).
Este certificado é pré-requisito para a certificação ISO/IEC 20000 Practitioner.
Organização e recursos
- Este é um curso presencial, que inclui exposição dos tópicos do programa, realização de exercícios individualmente e em grupo, discussão de casos concretos.
- A sala deve ter dimensão adequada ao número de formandos, preferencialmente com mesas de fácil reconfiguração.
- Durante a formação será utilizado um videoprojector e tela de projeção, assim como um quadro branco e flipchart.
- O manual de formação, fornecido em formato digital, inclui cópias dos slides usados na exposição, dos exercícios a realizar e material de referência.
- Os formandos deverão obter préviamente um exemplar da norma ISO/IEC 20000-1.
Conteúdos
O programa do curso inclui os seguintes tópicos:
- Introdução ao ISO/IEC 20000.
- Enquadramento e referenciais e standards relacionados.
- Introdução à gestão de serviço.
- Partes envolvidas no esquema de certificação ISO/IEC 20000 da APMG.
- Âmbito, utilização, terminologia e definições
- Como obter a certificação ISO/IEC 20000.
- Termos chave e definições.
- Sistema de gestão de serviço.
- Requisitos do Sistema de Gestão de Serviço (SMS – Service Management System).
- Como estabelecer e melhorar o SMS - ciclo de Deming.
- Processos para a operação do SMS.
- Operational planning and control.
- Service portfolio.
- Relationship and agreement.
- Supply and demand.
- Service design, build and transition.
- Resolution and fulfilment.
- Service assurance.
- Gestão de serviço integrada usando as melhores práticas.
- A certificação, âmbito e aplicabilidades.
- Obtenção e manutenção da certificação ISO/IEC 20000-1.
- Suporte de ferramentas na certificação.
- Exame simulado e revisão.
- Exame de certificação (a fazer em data a combinar)
Pré-requisitos
- Não existem pré-requisitos específicos para este curso. No entanto é vantajoso que os formandos tenham familiarização e interesse na área de gestão de serviços.
- O curso é lecionado em português mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês, para aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos.
- Os slides e a bibliografia recomendada para o curso estão escritos em Inglês.
A quem se destina
A formação e certificação ISO/IEC 20000 Foundation interessa a todos os profissionais:
- Que estão envolvidos na implementação, operação ou manutenção de um SMS na sua organização;
- Que têm responsabilidades na concepção, transição, disponibilização e melhoria dos serviços e que precisam de um conhecimento base do standard;
- Que trabalham numa organização que tem um sistema de gestão de serviços, quer a organização esteja já certificada, quer esteja a considerar certificar-se na ISO/IEC 20000.
Objectivos do curso
Os objectivos específicos de aprendizagem da formação e do exame correspondente, são a aquisição de conhecimentos e compreensão sobre os seguintes tópicos:
- Âmbito e objectivo da ISO/IEC 20000, partes 1, 2, 3 e 5, e como podem ser usadas.
- Termos chave e as definições utilizadas no standard.
- Requisitos fundamentais de um sistema de gestão de serviço (SMS) e a necessidade de melhoria contínua.
- Os processos, seus objectivos e requisitos de alto nível.
- Requisitos de aplicabilidade e definição de âmbito.
- Propósito das auditorias internas e das auditorias de certificação externas, a sua execução e a terminologia associada.
- O funcionamento do esquema de certificação da APMG.
- Relação com referenciais de melhores práticas, ITIL e outros standards ISO relacionados: ISO 9001 e ISO/IEC 27001.
Apresentação
O objectivo geral desta acção de formação é o de permitir a cada participante:
- Adquirir conhecimentos sobre o conteúdo e requisitos de alto nível do standard ISO/IEC 20000.
- Compreender os princípios base da aplicação do standard numa organização.
- Obter o APMG International ISO/IEC 20000TM Foundation Certificate, após a realização do exame respectivo.
- Preparar o participante com os conhecimentos básicos sobre o standard para o acesso à certificação APMG International ISO/IEC 20000TM Practitioner, para a qual a certificação ISO/IEC 20000 Foundation é um pré-requisito.