O ITSM vs ISO/IEC 20000-1 e ITIL
Para visualização mais fácil do posicionamento do FitSM relativamente ao ISO/IEC 20000-1 e às mais recentes iterações do ITIL, veja-se a tabela seguinte:
(*) Prevê-se que o seja futuramente.
O esforço necessário para o esforço de alinhamento com cada um dos standards e referenciais da tabela acima, pode ser visto de forma simplificada, no seguinte diagrama:
O esquema de formação FitSM
A Qualius é uma organização acreditada junto da APMG para formação FitSM.
A formação sobre FitSM é composta pelos seguintes módulos:
A estrutura do standard FitSM
O standard FitSM tem os seguintes componentes:
Todos estes componentes estão acessíveis no site do ITEMO.
Vantagens para os profissionais de TI
O esquema de formação do FitSM é adequado para os profissionais que queiram ver reconhecidas competências necessárias para a implementação de processos eficazes de gestão de serviços de TI, sem a necessidade de aprofundar o nível de detalhe requerido por outro referencias e muitas vezes de reduzida aplicabilidade nas suas áreas de actuação.
Um profissional certificado em FitSM será capaz de demonstrar a sua compreensão de:
- Conceitos e terminologia base da gestão de serviços de TI.
- Propósito e estrutura dos standards FitSM, assim como a sua relação com outros standards e referenciais.
- O referêncial de processos subjacente ao FitSM.
- Os requisitos definidos no FitSM, permitindo que a sua adopção seja mais rápida e eficiente.
Um profissional certificado em FitSM será também capaz de:
- Apoiar as organizações na realização da primeira etapa para a implementação do conjunto completo de processos de ITSM.
- Melhorar o fornecimento de serviços de IT das organizações pela utilização de um standard conciso, focado no essencial e realizável.
- Ajudar as organizações a aplicar processos eficazes de ITSM em ambientes federados, isto é, quando os serviços são geridos em cooperação com organizações diversas, sem uma gestão centralizada comum.
- Gerir com sucesso os processos de ITSM especícos do standard.
- Implementar as bases de processos eficazes de ITSM, nos casos em que não é necessário o nível de detalhe abordado em referenciais e standards como o ISO/IEC 20000-1.
- Adoptar processo de TI eficazes, com o apoio de checklists e de uma ferramenta de avaliação de maturidade.
Vantagens para as organizações
Com o alinhamento com o FitSM as organizações estão em condições de:
- Melhorar a entrega dos serviços, usando a base concisa, essencial e realizável conseguida com o FitSM.
- No caso de ambientes em que os serviços são geridos por diferentes organizações que cooperam sem uma gestão centralizada comum ("ambientes federados"), o standard permite conseguir a aplicação efectiva dos processos de gestão de serviços.
- Gestão com sucesso dos processos de ITSM cobertos no FitSM.
- Adoptar processo eficazes de TI , com o apoio de checklists e avaliações de maturidade.
- Dar passos adicionais, a partir de uma base sólida, para a implementação de processos adicionais e/ou com um maior grau de detalhe, recorrendo a referênciais e standards, como o ISO/IEC 20000-1, ITIL ou Cobit.
Vantagens do FitSM
O standard FitSM descreve as bases essenciais para a gestão de serviços de TI (ITSM):
- É um standard pragmático e realizável que permite uma gestão de serviços de TI eficaz.
- A sua aproximação é acessível para um leque alargado de ambientes organizacionais, com estruturas de gestão diversas.
- Pode ser implementado de forma eficiente por organizações de qualquer dimensão.
- Permite criar uma base de gestão eficaz de gestão de serviços de TI que é não apenas realizável, mas que pode ser expandida quando necessário recorrente a outros standards e referenciais.
A escolha de um núcleo essencial de requisitos, objectivos e actividades, com definição clara de papéis a desempenhar, permite focar os esforços de melhoria do sistema de gestão de serviços, cumprindo metas e tendo em vista um critério de conclusão bem definido.
O standard FitSM é open source: o standard está livremente disponível no site do Itemo e inclui:
- Uma ferramenta de avaliação de maturidade em ITSM.
- O standard.
- Guias para a implementação.
- Um repositório de templates.
- Material de formação.
O FitSM é uma alternativa ao ITIL quando uma organização procura focar-se nas disciplinas base essenciais para a gestão de serviços de TI e procura uma implementação rápida.
As melhores práticas descritas no ITIL fornecem orientações para a gestão de serviços de TI. No entanto, com raras excepções, apenas alguns dos processos descritos são realmente adoptados, dada a complexidade e o nível de detalhe da informação disponibilizada.
O FitSM pode ser uma etapa inicial para uma organização que tenha em vista o alinhamento com o standard ISO/IEC 20000-1, com ou sem o objectivo de certifcação. O FitSM inclui um guia de como usar o standard para atingir conformidade com o o standard ISO/IEC 20000-1.
O que é o FitSM?
O FitSM é um standard de facto para a gestão de serviços de tecnologias de informação [TI].
Foi criado sob os auspícios da Comissão Europeia, através do projecto FedSM. Após o final do projecto o standard passou a ser gerido pela ITEMO, uma organização sem fins lucrativos.
O FitSM dirige-se às organizações que pretendam estruturar a forma como gerem as TI, optimizando as suas actividades e dirigindo-as à efectiva entrega de serviços de TI aos clientes.
O FitSM permite criar um base essencial para a gestão dos serviços de TI, delineando um percurso com início e fim, permitindo a avaliação inicial do ponto de partida e a avaliação do progresso sempre que desejado.
A lógica do standard FitSM está reflectida nos seus seis componentes: