A Qualius coloca à disposição dos seus clientes a competência dos seus consultores em diferentes metodologias, referenciais e standards de qualidade, para apoiar iniciativas de melhoria nas suas organizações.
A forma de estruturar a nossa intervenção e as ferramentas a usar levarão em conta a iniciativa concreta e o respectivo contexto, desde programas extensos a projectos ou intervenções pontuais de âmbito mais limitado.
A aproximação que aconselhamos é o modelo de melhoria contínua.
Os aspectos mais importantes a considerar são:
- Definir o alinhamento da iniciativa com as metas e objectivos da organização como um todo, obtendo uma compreensão detalhada do contexto que orientará as futuras decisões e a relevância das actividades para a visão do futuro da organização
- Estabelecer e documentar o ponto de partida para a iniciativa de melhoria, através da realização de um diagnóstico de situação. O conhecimento obtido contribuirá para avaliar o impacto do projecto e também avaliar o progresso conseguido confrontando resultados com uma baseline inicial.
- Definir o estado final desejado, avaliando e prioritizando as acções necessárias face à distância entre a visão inicial e o diagnóstico da situação presente e definindo os objectivos a atingir. Para tal deverão ser escolhidos factores críticos de sucesso (CSF) e indicadores chave de desempenho (KPIs) adequados mas simples.
- Conhecidos o ponto de partida e o ponto de chegada desejado, será elaborado um plano das acções necessárias para atingir a melhoria desejada. Estes planos terão níveis diferentes de complexidade e poderão incluir mais do que uma iteração para atingir os resultados desejados.
- A execução do plano estabelecido poderá ser feita de acordo com a aproximação metodológica mais apropriada à situação.
- No final de cada iteração e no final do projecto deverá ser avaliado o progresso conseguido face aos objectivos originais e também uma reavaliação da correcção e relevância desses mesmos objectivos face à nova informação disponível. Caso necessário serão redefinidas as acções de iterações posteriores.
- Uma vez terminada a execução do plano é fundamental assegurar que são divulgados os resultados atingidos e tomadas as iniciativas necessárias para que eventuais novas formas de trabalhar são conhecidas e assimiladas na organização, garantindo a continuidade dos resultados.